Roberto Duarte alerta para impactos do aumento da Selic na economia brasileira

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Durante sessão na Câmara dos Deputados, o deputado federal Roberto Duarte destacou em discurso os impactos da recente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de aumentar a Taxa Selic em 1 ponto percentual, elevando-a de 11,25% para 12,25% ao ano. O parlamentar defendeu a medida como necessária para conter a inflação, mas fez críticas à condução da política econômica pelo governo federal.

“O aumento dos juros não é uma maldade, como tentam afirmar. Trata-se de uma ação fundamental para combater a inflação, que se agrava devido à falta de controle do governo e ao excesso de gastos públicos. No entanto, essa alta expõe a ineficácia do pacote fiscal apresentado pelo governo Lula”, afirmou o deputado.

Duarte alertou que o aumento da Selic encarece o crédito, reduz a produção e o consumo, além de elevar o custo da dívida pública, que deve inflar em R$ 50 bilhões. Ele destacou que a dívida bruta brasileira já alcançou R$ 9 trilhões, o equivalente a 78,6% do PIB.

O parlamentar enfatizou que o Brasil precisa de uma política econômica séria e de corte de gastos para evitar um cenário dramático em 2025, com inflação descontrolada, novos aumentos nos juros e impactos negativos no custo Brasil.

“Ou o governo dá uma guinada e assume a responsabilidade de conduzir a economia com seriedade, ou seguiremos para uma crise ainda maior. O Brasil precisa de um rumo claro e imediato”, concluiu.

Com informações: Jornal A Gazeta do Acre