Um amigo meu, conselheiro de casais, veio me ver depois de uma longa semana. Ela afundou no meu sofá, fechou os olhos e disse: “Sabe que frase eu gostaria de proibir os casais de dizerem? ‘Eu nunca disse isso.'” Era uma frase, minha amiga me contou, que ela ouvia quase todas as semanas. E uma vez que alguém dissesse isso, toda a sessão geralmente se transformaria em uma discussão sobre o que a pessoa disse ou não disse.
Isso me fez pensar sobre outras frases que os terapeutas gostariam que os casais parassem de dizer durante os conflitos. Aqui estão algumas delas, por que devemos evitá-las e o que dizer em vez disso.
Em vez de mergulhar no passado, faça um esforço para permanecer no presente. “Quando você volta na história, a conversa se transforma em algo diferente”, disse Gaines. Concentre-se no problema em questão, acrescentou. (Você pode dizer: estou percebendo que você não está ajudando a cuidar das crianças; é por isso que isso está me incomodando.)
2. “Sim, mas…”: Alexandra Solomon, psicóloga do Family Institute da Northwestern University e autora de “Love Every Day” (“Ame todo dia”, em tradução livre), disse que ouve essa frase o tempo todo. Uma pessoa expressará uma preocupação e a outra concordará – e então adicionará uma advertência. (“Você se atrasou 10 minutos”, uma pessoa pode dizer. A outra pode responder: “Sim, mas você se atrasou na semana passada.”)
3. “Você deveria ser mais como _____”: Comparar seu parceiro com outra pessoa “nunca é uma ótima estratégia”, disse Gaines. “Eu vejo muito isso: ‘Bem, Danny leva a esposa para sair três vezes por mês’”, continuou ele. “Danny é uma pessoa diferente. Seu parceiro é uma pessoa diferente. Você só pode ser quem você é.”
Jogar o jogo da comparação pode levar ao ciúme, disse Gaines, e “gerar muitos problemas de autoimagem, autoconfiança e autoestima dentro de um relacionamento”.
Com informações: O Globo