Dormir confortavelmente é essencial para um bom descanso, mas o uso de certas roupas na cama pode ser prejudicial à saúde. Uma pesquisa apontou que uma das peças mais utilizadas durante noites frias pode acumular até 20 vezes mais bactérias do que um vaso sanitário.
De acordo com um artigo publicado pelo portal 20 minutos, as meias podem abrigar bactérias potencialmente perigosas, como a Pseudomonas aeruginosa, um microrganismo associado às fezes de baratas. Embora pareçam inofensivas, o risco aumenta quando se dorme com as mesmas meias usadas durante o dia, especialmente se foram usada para caminhar ou praticar exercícios.
Um estudo feito pela varejista de colchões MattressNextDay e citado pelo jornal Daily Mirror revelou que essa prática comum é pouco higiênica. Os pesquisadores analisaram meias usadas por um dia inteiro, das 7h às 23h, que depois foram usadas para dormir sem serem trocadas. Os resultados mostraram que essas peças continham até 20 vezes mais sujeira do que um vaso sanitário.
Dormir com as mesmas meias usadas durante o dia pode ser uma porta de entrada para bactérias prejudiciais alcançarem sua pele e sua cama. Especialistas alertam para o risco de infecções como erupções cutâneas, problemas respiratórios e até doenças no trato urinário. Além disso, essa prática aumenta a probabilidade de desenvolver o pé de atleta, uma infecção causada pelo suor, pela falta de ventilação e por higiene inadequada.
Com informações: O Globo