Com o objetivo de debater a anistia das pessoas condenadas pela invasão e depredação de prédios públicos em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, o vereador João Marcos Luz (PL) está convocando os patriotas para um encontro na próxima sexta-feira, 29, às 17 horas, no Hotel Nobile Suítes Gran Lumni, em Rio Branco.
O objetivo também é abordar a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Segundo o parlamentar, o senador Márcio Bittar e o prefeito Tião Bocalom já confirmaram presença no ato e a mobilização ainda deve abordar os rumos tomados pela direita para os próximos anos.
Ainda de acordo com Luz, o encontro não contesta o fato de ter existido a destruição do patrimônio histórico e cultural de símbolos da República, mas vai debater sobre as penas aplicadas que chegam a 17 anos de prisão.
“É importante apontar a responsabilidade dos causadores, mas não há como rotular o caso como um golpe, porque as pessoas estavam lá sem armas e não tinham a intenção ou o plano de causar a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, por isso existe o movimento Anistia Já”, explicou João Marcos Luz.
Para o vereador, também não existiria justa causa suficiente para a cassação dos direitos políticos de Jair Bolsonaro, em virtude de críticas feitas ao sistema eleitoral, pois, segundo ele destacou, a Constituição Federal garante o direito de liberdade de expressão.
Com informações: Jornal A Gazeta do Acre