VÍDEO: Deputado Chico Viga é impedido de entrar na Aleac por famílias acampadas após despejo no São Francisco

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O deputado Chico Viga foi impedido de acessar a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta segunda-feira, 9, devido a uma manifestação de famílias despejadas de uma área de terra no bairro São Francisco, em Rio Branco.

As famílias estão acampadas em frente à Aleac desde o dia 25 de novembro, após a reintegração de posse da área onde viviam. Aproximadamente 100 famílias, algumas delas morando no local há mais de cinco anos, foram desalojadas pela Polícia Militar e oficiais de Justiça no último dia 21 de novembro.

Em uma segunda-feira de grande movimentação na Assembleia, marcada por uma audiência pública para debater o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) do estado para o exercício de 2025, os manifestantes bloquearam o acesso principal à Casa.

O deputado precisou usar outro acesso para chegar ao plenário. Durante a manifestação, os desabrigados disseram que só vão desbloquear a entrada se receberem uma resposta definitiva sobre o destino deles, que ainda não têm moradia.

Devido ao protesto, a Secretaria Municipal de Assistência Social está no local fazendo o cadastramento das famílias para o programa de aluguel social, mas ainda não há previsão de quando as famílias devem receber o benefício.

Durante o protesto, Josimar Paiva, representante do movimento dos desabrigados, afirmou que as famílias estão exigindo uma solução para a falta de moradia, já que foram despejadas sem apoio do poder público. Josimar destacou que as famílias foram retiradas de suas casas de forma abrupta, sem nenhum direito ou alternativa apresentada.

Com informações: Jornal A Gazeta do Acre