Um minuto e meio a quatro minutos diários de atividades rotineiras de alta intensidade, como subir escadas rapidamente ou carregar compras pesadas, podem ajudar a evitar doenças cardiovasculares graves, como ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca, entre mulheres que não se exercitam regularmente, segundo uma pesquisa feita por um grupo de cientistas internacionais.
O resultado é importante, pois as mulheres tendem a ter um nível mais baixo de aptidão cardiorrespiratória do que os homens em qualquer idade, explicam os pesquisadores.
A equipe internacional de cientistas contatou mais de 81 mil homens e mulheres de meia idade para explorar isso mais a fundo. Eles usaram um rastreador de atividades durante uma semana inteira, 24 horas por dia, entre 2013 e 2015.
Os participantes foram divididos em dois grupos: um deles não faziam nenhum exercício estruturado regular ou que apenas faziam caminhadas recreativas uma vez por semana (22.368) e no outro, aqueles que disseram ser praticantes regulares de exercícios ou que faziam caminhadas mais de uma vez por semana (58.684).
Dos não praticantes de exercícios, 13.018 mulheres e 9.350 homens com dados completos (22.368 no total) foram incluídos na análise final. E durante um período de monitoramento de quase oito anos, 331 mulheres e 488 homens tiveram um ataque cardíaco ou derrame, desenvolveram insuficiência cardíaca e/ou morreram de doença cardiovascular.
Com informações: O Globo