As mortes por overdose de drogas nos EUA finalmente começaram a diminuir. Entre junho de 2023 e junho de 2024, houve uma queda de 14%. No entanto, as mortes relacionadas a uma droga usada para sedar grandes animais, chamada carfentanil, aumentaram pelo menos 720% entre o primeiro semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024.
O número total de mortes por carfentanil nos EUA ainda é pequeno em comparação com as mortes por fentanil, uma droga relacionada, mas a tendência é preocupante.
O carfentanil foi sintetizado pela primeira vez em 1974 na Janssen Pharmaceuticals e comercializado sob a marca Wildnil. É normalmente usado para imobilizar grandes animais, como veados, alces, rinocerontes e elefantes. Uma dose de 10 mg é suficiente para derrubar ou até mesmo matar um elefante africano adulto.
O carfentanil é 100 vezes mais potente que o fentanil e entre 10 mil e 100 mil vezes mais potente que a morfina. É poderoso demais para ser usado como analgésico na medicina humana.
A primeira evidência de seu uso como droga ilícita foi em 2016. Uma dose tão pequena quanto um micrograma (um milésimo de miligrama) pode causar euforia e relaxamento, mas também náusea, constipação, depressão respiratória, danos cerebrais e morte.
Devido à potência da droga, há também risco para paramédicos, profissionais de saúde e técnicos de laboratório.
Sem uso médico legítimo e devido aos riscos à saúde associados à droga, o carfentanil é controlado internacionalmente sob a Convenção Única sobre Entorpecentes das Nações Unidas, de 1961. No Reino Unido, é classificado como droga classe A (mesma categoria da heroína e cocaína) e nos EUA está sob a Lei de Substâncias Controladas.
Com informações: O Globo