Segredos de médicos que tratam de pilotos para um voo saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sou um passageiro nervoso e com uma imaginação fértil – o que não é uma combinação ideal. Andar rapidamente em um espaço lotado e com falta de oxigênio por horas pode fazer eu me preocupar com todo tipo de coisa. Uma dor de estômago aleatória pode me deixar em pânico: e se eu ficar doente aqui?

Acontece que existe toda uma disciplina de cuidados de saúde preventivos –a “medicina aeroespacial” – que se concentra no tratamento de pilotos, tripulações aéreas e astronautas.

—Estamos tentando manter as pessoas saudáveis ​​em um ambiente insalubre — diz a médica Leigh Speicher, especialista em medicina interna e aeroespacial em Jacksonville, Flórida, e presidente da Associação Médica da Aviação Civil.

Pedi a ela e a outros especialistas as melhores dicas sobre como se manter saudável durante esta temporada de viagens.

Você pode começar a pensar na sua saúde enquanto procura voos, diz o médico Paulo Alves, diretor médico global de saúde da aviação da MedAire, que fornece assistentes médicos remotos para companhias aéreas, e membro da Associação Médica Aeroespacial. Se, por exemplo, você costuma sentir enjôo, reserve um assento sobre a asa, que é mais estável, recomenda.

E reconsidere sua viagem se você tiver uma infecção no ouvido ou nos seios da face, orienta Alves. Segundo ele, quando você está em voo, o congestionamento dessas regiões pode dificultar o ajuste às mudanças na pressão do ar, o que pode resultar em dor, sangramento e até ruptura do tímpano.

Com informações: O Globo