Audiência pública na Aleac debate problemas logísticos de transporte de cargas

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta sexta-feira, 6, uma audiência pública para debater os problemas logísticos enfrentados pelo setor de transporte de câmaras frias e cargas.

A sessão foi fruto de um requerimento do deputado estadual Pedro Longo (PDT) e se insere no contexto da inauguração, no mês passado, do complexo portuário de Chancay, no Peru, a 70 km ao norte da capital Lima.

Construído pela China, o megaempreendimento integra o que ficou conhecida como a nova rota da seda, uma grande rede de infraestrutura global para impulsionar o fluxo comercial e de investimentos intercontinentais por meio de rotas terrestres e marítimas.

Participaram da audiência pública empresários de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia, representantes de sindicatos, associações e do governo do estado, além da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Consulado do Peru no Acre.

Na ocasião, foram levantados os principais desafios do setor de transporte de cargas, que desempenha um papel estratégico para a economia do Acre ao contribuir para a arrecadação de impostos, geração de empregos e transferência interestadual e internacional de mercadorias essenciais.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Logísticas e Transporte de Cargas do Acre (Setacre), são transportadas, por mês, 3,2 milhões de toneladas de câmara fria e 3,7 milhões de toneladas de carga seca.

Com informações: Jornal A Gazeta do Acre