O Fórum Criminal de Rio Branco está sendo palco nesta semana do julgamento mais longo da história da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital. Os policiais militares Antônio de Jesus Batista, Alan Melo Martins, Josemar Barbosa Farias, Vladimir Soares da Costa e Raimundo de Souza Costa estão sendo julgados, com a previsão de término para a noite deste sábado, 7, quando será anunciada a sentença que poderá condená-los ou absolvê-los.
O caso já superou o recorde estabelecido pelo emblemático “Crime da Motosserra”, cujo julgamento ocorreu em 21 de setembro de 2009 e condenou o Coronel Hildebrando Pascoal Nogueira a 18 anos de reclusão. Na época, o processo, presidido pelo juiz Leandro Leri Gross, durou três dias e ficou marcado como um dos mais complexos da história do Acre.
Desta vez, o juiz Robson Aleixo, que conduz o julgamento, ainda ouvirá seis testemunhas de defesa antes de interrogar os cinco acusados. O cronograma se estende devido à previsão dos debates orais entre acusação e defesa, que podem totalizar até nove horas caso o tempo máximo seja utilizado. Com isso, a conclusão do caso só deverá ocorrer após quatro dias de sessão.
Com informações: AC 24 horas