“Tenho alguns utensílios de cozinha de plástico preto na minha gaveta, mas li que eles são perigosos. Isso é verdade?”
Manchetes recentes alertam as pessoas para descartarem imediatamente qualquer item de plástico preto que tenham em suas casas, avisando que eles podem conter produtos químicos tóxicos. Um estudo publicado em outubro na revista Chemosphere motivou muitos desses relatos. Ele descobriu que alguns desses itens — incluindo espátulas, bandejas de sushi para viagem e brinquedos infantis — podem liberar retardadores de chama.
No entanto, a questão de saber se eles representam um risco para a sua saúde é mais complexa. Estudos anteriores mostraram que retardadores de chama podem se desprender de plásticos, especialmente quando aquecidos. Embora a exposição a altos níveis desses produtos químicos tenha sido associada a efeitos graves à saúde, não está claro até que ponto um único item doméstico aumenta esse risco.
Alguns desses produtos químicos, no entanto, reapareceram em itens domésticos de plástico feitos a partir de resíduos eletrônicos reciclados, já que as regulamentações que limitaram o uso de certos retardadores de chama não se aplicam a esses materiais.
Com informações: O Globo