Qual é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina D?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O abacate é um alimento com múltiplas propriedades nutricionais. Sua composição inclui gorduras saudáveis, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais que proporcionam importantes benefícios à saúde. Isso vai desde melhorar a saúde cardiovascular até regular a digestão e reduzir a inflamação.

Um fato curioso e não tão popular sobre essa fruta, porém, é o seu teor de vitamina D. Embora as frutas em geral não sejam boas fontes de vitamina D, comparativamente falando, o abacate apresenta uma quantidade considerável.

“Existem 4,5 microgramas de vitamina D por 100 gramas de abacate. A vitamina D é muito específica da gordura, por isso não é fácil encontrá-la nas frutas”, diz Matías Marchetti, nutricionista esportivo em entrevista ao jornal La Nación.

A nutricionista Agustina Vazquez concorda e afirma que o abacate é a fruta com maior aporte de vitamina D, destacando que esse nutriente é essencial para o organismo, pois tem efeitos positivos na microbiota intestinal, absorção de cálcio nos ossos, funcionalidade hormonal, sistema imunológico e barreira contra infecções.

Entre os vegetais, os únicos que apresentam quantidades significativas de vitamina D são alguns tipos de cogumelos – como Shiitake, Portobello e Maitake – que, uma vez expostos à luz solar, podem conter entre 13 e 19 microgramas de vitamina D por 100 gramas.

Mesmo assim, Marchetti explica que as melhores opções para obter vitamina D serão sempre peixes gordurosos como salmão, atum, cavala e sardinha; laticínios fortificados, como iogurte e alguns tipos de queijo e ovos, principalmente a gema.

Com informações: O Globo

Mais recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE